Dicas para montar o seu
Trabalhar em casa já é uma realidade para 5 milhões de brasileiros. Veja o que fazer para ter o seu escritório particular.
Imagine não ter mais que acordar cedo todos os dias, não precisar fazer café escovando os dentes nem ter que pegar engarrafamentos infernais indo e voltando do trabalho. E olha que nem precisa ganhar na loteria para conseguir tudo isso. Basta trabalhar em casa.
O que parece sonho para muitos, para quase cinco milhões de brasileiros já é uma realidade. Segundo os autores do livro “As 100 dicas do Home Office”, o casal Marina e André Brik, o número de pessoas que montam seus escritórios em casa cresce a cada ano.
“Hoje, grandes empresas permitem que seus funcionários trabalhem de casa, política que, comprovadamente, aumenta a produtividade e garante uma economia de até 70%”, comenta Marina, jornalista, que trabalha em casa desde 2006.
André, publicitário, tem seu escritório em casa desde 2003, e não troca o conforto do lar por nada. “Quando resolvemos trabalhar em casa, precisamos apenas adotar algumas medidas para que o home office não se transforme em uma grande dor de cabeça”, explica.
Para ajudar você que também quer gozar das mordomias de trabalhar em casa, o AreaH pediu aos autores do livro uma lista com as 10 dicas mais importantes do home office. Veja se você está preparado para mudar sua rotina.
1 – Antes de ir para casa, passe na empresa
É muito importante contar com alguma experiência antes de partir para o seu home office. Este conhecimento adquirido na empresa vai ser útil quando você tiver seu próprio escritório e ainda lhe garante mais segurança e confiança.
2 – Evite improvisos de mobiliário
Se o orçamento permitir, já inicie seu home office com móveis específicos para escritório. Eles seguem normas de ergonomia para que você não sofra com danos à saúde no futuro. Caso não consiga investir logo no início, separe um valor mensalmente para poder adquirir os móveis aos poucos. É importante para a sua saúde e sua atitude profissional também.
3 – Mostre que você é profissional!
Não é porque você trabalha de casa que deve ficar de pijama o dia todo! Tenha em mente que é importante manter a atitude profissional. Assim, você trabalha mais motivado e confiante.
4 – Controle suas finanças
Planejamento financeiro é chato, mas necessário. Anote os gastos do seu escritório para poder separar o que é da casa e o que é do trabalho. Muito importante: gaste menos do que ganha. Também é fundamental poupar para o futuro (cerca de 10% ao mês).
5 – Filhos no home office? Sem problemas!
Trabalhando em casa você fica mais perto da família. Porém, é preciso manter o foco no trabalho durante o horário comercial. Se seus filhos são maiores, estabeleça regras e horários. Vale até fazer uma sinalização para colocar na porta do escritório (pedindo silêncio ou mostrando que está no trabalho). Se as crianças são menores, vale contratar uma babá.
6 – Menos papel, mais produtividade
Evite que a papelada do escritório tome conta da casa. Selecione os papéis que são importantes; os que não forem, reutilize-os ou mande para a reciclagem. Se precisar de espaço para arquivo, recorra a sótão, garagem, etc. Mas tudo organizado, para poder encontrar com facilidade quando precisar.
7 – O home office É um escritório
Sempre se refira ao seu home office como escritório, não como casa. Afinal de contas, é lá onde você trabalha. A palavra correta reforça a atitude profissional para você e seus clientes.
8 – Faça pausas
Você trabalha de casa, mas não está imune ao stress. Lembre-se do seguinte nos momentos de tensão: respire fundo, faça uma pausa de 5 minutos, visualize o melhor cenário. Com as ideias no lugar, dá para retomar o trabalho.
9 – Acabe com o junk food da despensa e da geladeira
A tentação está muito próxima de você, a poucos passos. Por isso, aproveite o fato de estar trabalhando em casa para melhorar sua alimentação. Abasteça sua casa-escritório com frutas, iogurtes, barras de cereal. É uma chance até de perder aqueles quilinhos a mais.
10 – Evite distrações
A TV está logo ali, a cama também. O vizinho chamou e quer bater um papinho. Cuidado com essas armadilhas da produtividade. Claro que você pode dar uma relaxada nos intervalos, mas lembre-se de que o compromisso com o trabalho é mais importante durante o horário do expediente.
Se você quiser saber de outras dicas para ser um home officer, acesse o site Go Home
Nenhum comentário:
Postar um comentário