DataHora

sábado, outubro 15, 2011

Monte seu Home Office


Dicas para montar o seu


Trabalhar em casa já é uma realidade para 5 milhões de brasileiros. Veja o que fazer para ter o seu escritório particular.

Imagine não ter mais que acordar cedo todos os dias, não precisar fazer café escovando os dentes nem ter que pegar engarrafamentos infernais indo e voltando do trabalho. E olha que nem precisa ganhar na loteria para conseguir tudo isso. Basta trabalhar em casa.


O que parece sonho para muitos, para quase cinco milhões de brasileiros já é uma realidade. Segundo os autores do livro “As 100 dicas do Home Office”, o casal Marina e André Brik, o número de pessoas que montam seus escritórios em casa cresce a cada ano.

“Hoje, grandes empresas permitem que seus funcionários trabalhem de casa, política que, comprovadamente, aumenta a produtividade e garante uma economia de até 70%”, comenta Marina, jornalista, que trabalha em casa desde 2006.


André, publicitário, tem seu escritório em casa desde 2003, e não troca o conforto do lar por nada. “Quando resolvemos trabalhar em casa, precisamos apenas adotar algumas medidas para que o home office não se transforme em uma grande dor de cabeça”, explica.

Para ajudar você que também quer gozar das mordomias de trabalhar em casa, o AreaH pediu aos autores do livro uma lista com as 10 dicas mais importantes do home office. Veja se você está preparado para mudar sua rotina.


1 – Antes de ir para casa, passe na empresa


É muito importante contar com alguma experiência antes de partir para o seu home office. Este conhecimento adquirido na empresa vai ser útil quando você tiver seu próprio escritório e ainda lhe garante mais segurança e confiança.
 
 

2 – Evite improvisos de mobiliário



Se o orçamento permitir, já inicie seu home office com móveis específicos para escritório. Eles seguem normas de ergonomia para que você não sofra com danos à saúde no futuro. Caso não consiga investir logo no início, separe um valor mensalmente para poder adquirir os móveis aos poucos. É importante para a sua saúde e sua atitude profissional também.


3 – Mostre que você é profissional!


Não é porque você trabalha de casa que deve ficar de pijama o dia todo! Tenha em mente que é importante manter a atitude profissional. Assim, você trabalha mais motivado e confiante.


4 – Controle suas finanças


Planejamento financeiro é chato, mas necessário. Anote os gastos do seu escritório para poder separar o que é da casa e o que é do trabalho. Muito importante: gaste menos do que ganha. Também é fundamental poupar para o futuro (cerca de 10% ao mês).


5 – Filhos no home office? Sem problemas!


Trabalhando em casa você fica mais perto da família. Porém, é preciso manter o foco no trabalho durante o horário comercial. Se seus filhos são maiores, estabeleça regras e horários. Vale até fazer uma sinalização para colocar na porta do escritório (pedindo silêncio ou mostrando que está no trabalho). Se as crianças são menores, vale contratar uma babá.


6 – Menos papel, mais produtividade


Evite que a papelada do escritório tome conta da casa. Selecione os papéis que são importantes; os que não forem, reutilize-os ou mande para a reciclagem. Se precisar de espaço para arquivo, recorra a sótão, garagem, etc. Mas tudo organizado, para poder encontrar com facilidade quando precisar.


7 – O home office É um escritório


Sempre se refira ao seu home office como escritório, não como casa. Afinal de contas, é lá onde você trabalha. A palavra correta reforça a atitude profissional para você e seus clientes.


8 – Faça pausas


Você trabalha de casa, mas não está imune ao stress. Lembre-se do seguinte nos momentos de tensão: respire fundo, faça uma pausa de 5 minutos, visualize o melhor cenário. Com as ideias no lugar, dá para retomar o trabalho.


9 – Acabe com o junk food da despensa e da geladeira


A tentação está muito próxima de você, a poucos passos. Por isso, aproveite o fato de estar trabalhando em casa para melhorar sua alimentação. Abasteça sua casa-escritório com frutas, iogurtes, barras de cereal. É uma chance até de perder aqueles quilinhos a mais.


10 – Evite distrações


A TV está logo ali, a cama também. O vizinho chamou e quer bater um papinho. Cuidado com essas armadilhas da produtividade. Claro que você pode dar uma relaxada nos intervalos, mas lembre-se de que o compromisso com o trabalho é mais importante durante o horário do expediente.


Se você quiser saber de outras dicas para ser um home officer, acesse o site Go Home


Nenhum comentário:

Postar um comentário