DataHora

quinta-feira, dezembro 15, 2016

40 sites de cursos via WEB



40 sites onde você pode aprender coisas novas diariamente


Aprender línguas, projetos DIY, cursos de programação. A internet é um mundo onde não faltam oportunidades de aprendizagem.


Não há muito tempo que aprender algo novo ou obter mais informação sobre qualquer tema obrigava a inscrições em escolas ou horas perdidas numa biblioteca a explorar enciclopédias. Hoje em dia, praticamente todo conhecimento do mundo está disponível mediante um simples clique. Sabia que pode tirar um curso online sem gastar nada?

Basta um computador, internet e conhecimentos de inglês (ainda é a língua universal da web) para poder decidir-se a aprender uma coisa nova por dia. Veja esta listagem de 40 sites onde pode aprender algo novo, compilada pela Business Insider:

1. Lynda. Aqui há cursos de quase tudo, desde Excel a Marketing. Diz que já quatro milhões de pessoas aproveitaram.

2. Não se esqueça das suas leituras preferidas, espreitando blogs e revistas digitais onde pode aprender algo novo todos os dias. Aqui estão 16 artigos interessantes.

3. CreativeLive. Aulas grátis online sobre música, artes, trabalhos manuais, fotografia e muito mais.

4. Hackaday. Um truque por dia é a proposta deste blog onde pode aprender fatos ou habilidades novas.

5. Mindtools. Treino de habilidades de liderança e de gestão online, para a sua carreira ou para a vida.

6. Codeacademy. Aprender a linguagem dos computadores, seja Java, PHP, Python ou qualquer outro código é possível online e de graça.

7. EdX. Neste agregador de cursos online pode procurar o curso que sempre sonhou, na instituição preferida, desde o Massachusetts Institute of Technology às Sorbonne Universités.

8. Platzi. Aulas grátis e em tempo real de programação, design, gestão ou marketing.

9. Big Think. Tudo o que sempre quis saber sobre os grandes pensadores da nossa História.

10. Craftsy. Artes e trabalhos manuais ao alcance de todos. Seja crochet ou tricot, cozinhar ou fazer bolos, costurar ou trabalhar madeira, aqui há cursos grátis sobre tudo e para todos.

11. Guides.co. Livros de instruções para tudo e mais alguma coisa, desde a maternidade ao marketing digital.

12. LitLovers. É como um clube de literatura online e com cursos grátis para quem pensa começar a escrever.

13. Lifehacker. É onde pode aprender ou aperfeiçoar habilidades tão variadas como picar cebola como um verdadeiro chef ou como fazer a mala para uma viagem longa.

14. Udacity. Mais um local onde pode aprender a programar online e gratuitamente.

15. Zidbits. Fatos curiosos, estranhos ou fascinantes, perfeitos para a conversa de elevador com os vizinhos ou para responder ao seu filho mais novo que está na idade dos porquês. Pode congelar-se um ser humano e depois ressuscitá-lo?

16. TED Ed. Em vez das famosas TED Talks, neste site encontra Ted lições. Quase nove milhões de questões respondidas e perto de 170 mil lições são um ponto de partida, sem dúvida.

17. Scitable. A genética pode responder a questões primordiais que acompanham o ser humano. De onde viemos e para onde vamos?

18. ITunes U. A plataforma da Apple para estudantes inclui palestras interessantes de Yale ou Harvard, entre outras universidades.

19. Livemocha. Quer aprender uma língua nova? Aqui tem 35 possibilidades e é tudo grátis.

20. MITOpenCourseware. O nome diz tudo: todos os cursos livres do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão aqui e são grátis. Das álgebra às artes, da culinária aos computadores, da escrita à mecânica… difícil será escolher só um.

21. WonderHowTo. Alguma vez pensou como é que podia carregar um telemóvel a partir das linhas de comboio? Bem, é o artigo mais em voga atualmente neste site onde qualquer pessoa pode ensinar um truque a quem quiser. Com todos os riscos e vantagens que podem advir desse fato.

22. FutureLearn. Mais de três milhões de utilizadores já aproveitaram um dos variados cursos deste site. Há, até, cursos sobre como tirar cursos online.

23. One Month. Um mês é o tempo necessário para aprender uma nova habilidade se praticar uma vez por dia, defende este site, que oferece cursos grátis com a referida duração. A Google, a Microsoft, a Amazon ou a AngelList surgem entre as empresas que usam este site.

24. KhanAcademy. Só precisa de saber uma coisa: não há nada que não possa aprender. É mais ou menos este o lema da Khan Academy, uma plataforma de aprendizagem online que transforma a aprendizagem num jogo.

25. Yousician. Nem tudo o que pode aprender online tem a ver com trabalho. E que tal aprender a tocar guitarra? Ou piano?

26. Duolingo. Aprender uma língua nova pode ser um jogo divertido.

27. Squareknot. Aprenda ou ensine, desde que haja criatividade no assunto. Aqui há um pouco de tudo. Inspire-se.

28. Highbrow. Uma lista de distribuição de emails diários com informação facilmente compreensível (em apenas cinco minutos) sobre um bocadinho de tudo.

29. Spreeder. Quantas palavras consegue ler por minuto, tem ideia? E se conseguisse melhorar essa velocidade, imagina o que isso poderia fazer pela sua vida? Aqui ensina-se a triplicar a velocidade de leitura.

30. Memrise. Aprender línguas e vocabulário através de um site que também possui uma app.

31. HTML5 Rocks. Depois de aprender a programar, aqui tem um site onde ficará a par das últimas novidades, guias e outras explicações para tudo o que tem a ver com computadores.

32. Lista de artigos diários da Wikipédia. Se tem a ambição de ler o manancial de informação que vai sendo construído na Wikipédia, pode ser boa ideia acompanhar os artigos que vão sendo acrescentados diariamente.

33. DataMonkey. A análise de dados é cada vez mais incontornável numa série de profissões e aqui pode aprender a fazê-lo aprendendo SQL e Excel.

34. Saylor Academy. Quase uma centena de cursos gratuitos online para todos.

35. Cook Smarts. Nunca mais passe fome e deixe de viver à base de congelados: aqui aprende o básico da cozinha em pouco tempo.

36. Projeto Felicidade. Entre tantas coisas que pode aprender online, qual será mais importante do que aprender a ser feliz?

37. Learni.st. Cursos grátis selecionados e de amplo espectro. Tomar um por dia até obter melhorias.

38. Surface Languages. Um local onde pode fazer cursos básicos e rápidos de línguas – útil para aquela viagem com que sempre sonhou.

39. Academic Earth. Agregador da oferta de cursos online gratuitos das mais reputadas instituições de ensino, a funcionar desde 2009.

40. Make. Aquele projeto DYI (“Do it yourself” ou “faça você mesmo”) que está há anos à espera de descobrir como concluir? Encontra-o aqui, de certeza (99% de certeza). E se não encontrar, arranja outro com que se ocupar.


Fonte: Dinheiro Vivo


A câmera mais rápida do mundo



Japoneses criam a câmera mais rápida do mundo com 4,4 trilhões de quadros por segundo!



Esta nova câmera é cerca de 1.000 vezes mais rápida que qualquer outra no mundo. A capacidade para tal feito vem de um novo tipo de tecnologia conhecido como Sequentially Timed All-optical Mapping Photography, ou simplesmente STAMP.

Até então as câmeras tidas como as mais rápidas registravam a imagem através do “pump-probe process”, método no qual a luz é “bombeada” em direção ao objeto que está sendo fotografado, que então é “examinado” antes de ter sua imagem capturada.

Já o STAMP funciona de modo diferente. O processo consiste em disparar rajadas únicas de luz no objeto que será fotografado. O método é muito mais rápido e eficiente, pois pode mapear um objeto diversas vezes rapidamente, tornando desnecessárias as medidas repetitivas do “pump-probe”.

De acordo com Chris Higgins, do site Wire UK, esta nova câmera também possui resolução de 450×450 pixels. “O STAMP foi proposto para melhorar o estudo das reações químicas e condução de calor, que viajam cerca de seis vezes menos que a velocidade da luz“, afirmou ele.



“As equipes, divididas entre a Universidade de Keio e a Universidade de Tóquio, têm trabalhado em uma câmera STAMP pelos últimos três anos, e espero continuem a fazê-lo agora que os seus resultados se tornaram públicos”, disse Higgins.



Os pesquisadores falaram sobre sua tecnologia na revista Nature Photonics, e agora estão trabalhando em escala para lançá-la no mercado. Eles esperam vê-la sendo usada em várias aplicações médicas, e para estudar a dinâmica rápida na fotoquímica, no estudo de sons e física de plasma.

Science Alert - Foto: Universidade de Tóquio

Fonte: Jornal Ciência


domingo, dezembro 04, 2016

As 25 empresas com 1749 vagas


As 25 empresas que os brasileiros mais querem trabalhar (e 1.749 vagas abertas)

Heloísa von Ah São Paulo 23-06-2016

Em busca de colaboradores empenhados e criativos, as 25 empresas que os brasileiros mais querem trabalhar estão com mais de 1.000 vagas abertas. Candidate-se!

São vagas para diversos cargos em uma série de segmentos. Candidate-se!

Estabilidade, progressão na carreira e incentivos para um quadro de funcionários mais satisfeitos e produtivos; este é o lema de muitas das maiores empresas atuantes no Brasil e no mundo, as quais conquistam legiões de candidatos para fazer parte da equipe.

OPORTUNIDADES NAS EMPRESAS QUE OS BRASILEIROS MAIS QUEREM TRABALHAR
Recentemente listadas através da rede social LinkedIn, as 25 empresas que os brasileiros mais querem trabalhar estão com vagas abertas para cargos nas mais diversas áreas, totalizando 1.749 oportunidades até o momento. Conheça o ranking e envie já o seu currículo.


1. LATAM

A LATAM foi criada através da fusão de dois grandes nomes da aviação, sendo eles a companhia brasileira TAM com a chilena LAN. Um ano após o anúncio dessa fusão, a primeira aeronave portando a nova bandeira saiu em busca da tocha olímpica em Genebra. A nova empresa conta hoje com um quadro de 54 mil funcionários.


Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 2 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


2. GPA

O grupo GPA é um dos maiores empregadores do Brasil, administrando grandes marcas como Pão de Açúcar, Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Possui ainda mais de 2.126 lojas espalhadas por todo o país, as quais juntas preencheriam uma área superior a 20 estádios do Maracanã - cerca de 2,8 milhões de metros quadrados.

São 140 mil funcionários inseridos em um histórico de preocupação e cuidado da empresa com seus empregados, onde somente no último ano foram disponibilizadas cerca de 1,9 milhão de horas de treinamento a seus colaboradores. O grupo ainda apresenta um cuidado extra com a presença de mães executivas no mercado, deixando claro que quer elevar os atuais 21% das que são gerentes ou diretoras, para 30% nos próximos anos.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 76 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


3. BRF BRASIL

A BRF é responsável por levar produtos alimentícios para mais de 120 países em cinco continentes, se firmando como uma das maiores companhias alimentícias do planeta. A empresa conta com um quadro de 105 mil funcionários em 35 fábricas somente no Brasil e mais 16 no exterior. Além destes números impressionantes a empresa investe no bem estar do funcionário, já que de acordo com a última pesquisa interna realizada, 90% destes sentiam-se motivados a ir além de suas responsabilidades naturais.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 11 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


4. AMBEV

Com mais de 52 mil funcionários, a grande atração da empresa e sua maior propaganda para angariar e motivar seus trabalhadores, é sua possibilidade de crescimento dentro da empresa. A Ambev oferece oportunidades de crescimento para todo o seu quadro de funcionários com seu modelo de promoções horizontais e verticais; um bom exemplo disso é que além do presidente, seis dos 11 vice-presidentes ingressaram na empresa pelo seu programa de trainee.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 1277 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


5. BRASIL KIRIN

Com 13 fábricas, 20 centros de distribuição e cerca de 11 mil colaboradores, a empresa é uma das maiores do segmento no Brasil. A Brasil Kirin ainda aposta em uma boa relação com seus funcionários, onde um exemplo disso é que foram os próprios que apresentaram soluções para os mais de 30 mil produtos que saíam com defeitos de suas fábricas todos os anos.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 4 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


6. TOTVS

A empresa dedicada a Inovações de Software é líder absoluta no mercado de pequenas e médias empresas na América Latina, presente em 41 países, com 15 filiais no Brasil, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. A aposta da empresa é em um investimento de 14% de sua receita líquida em inovações; isso implica não somente nos investimentos em processos de produção, mas em mais autonomia para seus 7 mil funcionários.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 7 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


7. WHIRLPOOL LATIN AMERICA

Detentora de marcas como Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool Latin America se firma como líder no mercado de eletrodomésticos, possuindo 3 fábricas, 4 centros tecnológicos, 23 laboratórios e 20 mil colaboradores.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 5 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


8. KROTON

Mesmo oferecendo um sistema de ensino para educação básica a 290 mil alunos em 876 escolas, é no ensino superior que a Kroton mais se destaca, com mais de 1 milhão de alunos. A empresa ganha a confiança de seus trabalhadores pelo seu empenho em oferecer bons programas de capacitação; somente em 2015 ela promoveu formação para 27 mil colaboradores.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 5 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


9. JBS

A JBS caminha em direção a se tornar uma líder global no setor alimentício, já se firmando como a maior processadora de carne do mundo e também a maior produtora de carne de frango. Contando com mais de 238 mil colaboradores e 300 unidades de produção, possui um ótimo índice de relacionamento com seus trabalhadores.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 111 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


10. BUNGE

Presente no país desde 1905, a Bunge procura profissionais que desejam um ambiente dinâmico de trabalho, que sejam capacitados a se adaptar a mudanças constantes, mas sem perder o foco na produtividade e nos resultados.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 15 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


11. KLABIN

Com 16 fábricas, 16 mil colaboradores, um faturamento de 4 bilhões de reais por ano e 450 mil hectares de florestas, a empresa continua a investir no seu crescimento. Recentemente, o grupo inaugurou sua nova fábrica em Ortigueira, no Paraná, em um investimento de quase 7 bilhões de reais.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 6 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


12. HYPERMARCAS

Produzindo um catálogo de quase 120 linhas de produtos, a empresa passou por um processo de reformulação nos últimos anos para se focar no setor farmacêutico. Com o objetivo de se consolidar como a maior companhia Brasileira de bem-estar e saúde, a empresa está passando por grandes mudanças e continua em busca de funcionários que estejam sempre prontos a assumir uma grande versatilidade.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 6 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


13. ACCENTURE

Com 370 mil colaboradores distribuídos por todo o globo, a Accenture se firma como uma das maiores empresas de consultoria do mundo. A empresa possui uma política de incentivo a grandes talentos, investindo pesado em treinamento. Somente no ano passado foram investidos US$ 841 milhões em treinamento, com 15 milhões de horas em aula; no Brasil isso representou mais de 3,5 mil funcionários adquirindo alguma certificação em diferentes áreas.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin Brasil: 60 vagas e EUA 772 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


14. RAÍZEN

Resultado da união realizada entre a Shell e a Cosan no Brasil, a Raízen estimula o trânsito entre as diferentes áreas de negócio da empresa, com incentivos a promoções horizontais de seus quase 30 mil funcionários.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 6 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


15. ITAÚ UNIBANCO

A empresa tem como principal objetivo se tornar uma gigante global onde, para isso ela conta com o engajamento de seus 90 mil funcionários oferecendo programas de incentivo, como o investimento constante em treinamentos e na formação de seus trabalhadores.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 5 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


16. NATURA

Fundada em 1969, a Natura possui hoje cerca de 6 mil colaboradores e aposta em uma política de bem-estar e consciência social. Em 2015 a empresa se uniu ao grupo B Team, composto por empresas que possuem uma preocupação com o chamado “capitalismo consciente”.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 5 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


17. BRMALLS

A BRMalls caminha rumo a se tornar uma das maiores companhias de shopping centers do mundo, contando com quase 50 empreendimentos distribuídos pelo Brasil. Com seus 2,6 mil colaboradores, a empresa lançou o programa Trilhas de Desenvolvimento, composto por uma série de treinamentos para cada uma das áreas de negócio; o resultado desse investimento foi um aumento de 1,8% nas vendas mesmo em época de crise.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 6 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


18. RIACHUELO

Referência no setor de fast fashion, com 285 lojas próprias e quase 40 mil colaboradores, a empresa é uma das grandes responsáveis pelo peso do setor na economia nacional. Sua cadeia de produção lança ao mercado todos os dias cerca de 100 novos produtos, totalizando 35 mil itens por ano.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 3 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


19. CIELO

Os principais alvos da empresa são colaboradores que tenham algum grau de inquietude, com atitude e paixão por tudo o que fazem. A Cielo garante que seus trabalhadores irão encontrar um ambiente que os inspire a desafiar seus limites, além de um excelente programa de incentivos.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 3 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


Shoppings Iguatemi, Anália Franco, União, Barra Sul e outros abrem vagas


20. BM&FBOVESPA

Marcada como um grande símbolo do mercado brasileiro - ainda hoje já não existam mais os tradicionais pregões, sendo tudo feito eletronicamente -, o ambiente de trabalho não deixou de ser extremamente competitivo. O time de 1,5 mil colaboradores não admite erros e exige trabalhadores com um profundo conhecimento técnico e que valorizem altos padrões de excelência.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 7 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


21. LOJAS RENNER

Com um lucro líquido de R$ 578,8 milhões, a empresa se firmou como a maior rede de vestuário do país no ano passado, sendo que em 2011 já conquistava a décima posição no ranking do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) das maiores empresas varejistas do Brasil em faturamento.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 17 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


22. TIM

Mesmo após encerrar o primeiro trimestre de 2016 com lucro líquido de R$ 127,907 milhões - número que representa uma queda de 59,7% sobre o ano anterior -, a empresa não se deixou abater e iniciou um investimento de R$ 14 bilhões na operação brasileira. A TIM está em busca de trabalhadores que alinhem com seu objetivo, de reformular totalmente sua identidade e “fazer diferente”.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 7 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


23. LEROY MERLIN BRASIL

Após ter entrado no mercado Brasileiro em 1998, a marca francesa já possui 38 lojas distribuídas pelo país, comercializando 80 mil itens de 15 diferentes setores. A empresa aposta seu sucesso na cordialidade, camaradagem e autonomia de seus 9 mil colaboradores no Brasil, os quais apresentam um alto grau de satisfação com o trabalho.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 53 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


24. PWC

Como um dos grandes nomes no ramo de contabilidade, a PwC do Brasil aposta no mesmo sistema de flexibilidade empregado em outros escritórios da empresa ao redor do mundo. Os funcionários têm, por exemplo, a possibilidade de escolher seu horário de entrada na empresa, podendo entrar e sair mais cedo, ou mesmo optar por dia mais longos de trabalho a fim de encurtar sua semana.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 33 vagas UK e 150 vagas global
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa.


25. GRUPO BOTICÁRIO

Com uma história que se iniciou ainda em 1977, o grupo conta hoje com 4 mil pontos de venda, distribuídos em 1.750 municípios brasileiros. A empresa investe pesado na formação de seus trabalhadores e em inovação, o que representa 2,5% de seu faturamento anual investido em novos produtos.

Oportunidades recém adicionadas ao Linkedin: 19 vagas
Mais informações e candidaturas através do trabalhe conosco da empresa



Fonte: E-conomista


sexta-feira, dezembro 02, 2016

Oito profissões mais requisitadas


Oito profissões que serão as mais requisitadas nos próximos anos


Saiba onde o mercado de trabalho aposta suas fichas, segundo especialistas

27/05/2016 - Por: Sérgio Quintella e Thais Reis Oliveira

Quem acompanha de perto a variação das ofertas de vaga em diferentes setores do mercado e a oscilação dos índices de candidatos por vaga nos cursos universitários já conhece o fenômeno. De tempos em tempos, determinadas carreiras ganham mais projeção em relação a outras, atraindo maior atenção dos estudantes. Nos anos 1970, por exemplo, as faculdades de engenharia costumavam concentrar boa fatia da procura. Na década seguinte, a preferência recaiu sobre disciplinas ligadas à comunicação. Em anos recentes, a tecnologia da informação angariou muitos seguidores. Vários fatores contribuem para essas transformações, quer sejam investimentos estatais em ramos específicos da economia, quer sejam mudanças de comportamento na sociedade. O crescimento no número de vagas nas universidades públicas e privadas — de 1,3 milhão para 6,7 milhões em trinta anos — aumentou a concorrência de gente com diploma na praça, mas ainda há muitos campos a ser explorados. Com o envelhecimento da população, por exemplo, setores como saúde e nutrição devem ganhar mais visibilidade em um futuro próximo. Outro segmento que deve se destacar é a especialização para atendimento ao cliente. “Brevemente, não existirão mais vendedores sem conhecimento formal na área”, prevê a consultora Daniela Ribeiro, gerente sênior da empresa de recrutamento Robert Half. Veja a seguir esses e outros setores em alta.

1) Engenheiro genético
O avanço da medicina somado à detecção cada vez mais precoce de doenças e síndromes deve ampliar o leque de atuação dos geneticistas. O profissional que pesquisa e manipula as estruturas de DNA de seres vivos será requisitado em clínicas particulares, laboratórios, empresas agropecuárias, institutos públicos da área da saúde, indústrias farmacêuticas e universidades. Entre outras funções, ele pode produzir vacinas, medicamentos e sementes modificadas, além de atuar no aperfeiçoamento de espécies e na identificação de características hereditárias. Outro ramo promissor é o aconselhamento a casais que enfrentam problemas de fertilidade. Por enquanto, nenhuma universidade brasileira oferece graduação específica em engenharia genética. Para seguir a profissão, o interessado precisa cursar a faculdade de medicina (com duração de seis anos) ou de biologia (quatro anos) e, depois, ingressar em uma pós-graduação na área.

2) Programador de software
O abismo entre a demanda do mercado e a oferta de desenvolvedores faz com que os estudantes comecem a aprender programação cada vez mais cedo. “Há alguns anos, as multinacionais queriam atrair adolescentes“, explica Daniel Clessi, sócio de uma escola especializada em alfabetização digital. “Agora já estão atrás das crianças”, completa. Uma pesquisa da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro calcula que o Brasil vai precisar de 408.000 profissionais do ramo em 2020, número oito vezes maior que o atual. Para fazer carreira no mundo corporativo, o especialista em TI precisa criar ferramentas e resolver problemas de forma mais econômica. As faculdades da área são sistemas de informação e ciências da computação.

3) Consultor financeiro pessoal
No futuro, mais pessoas vão trabalhar de forma autônoma, sem garantia de renda fixa mensal. Além disso, as taxas de juros oferecidas pelos bancos tendem a baixar nos próximos anos, comprometendo a rentabilidade de poupanças e outros investimentos de perfil conservador. Esse cenário vai evidenciar a importância de especialistas que mantenham a saúde econômica das famílias nos eixos. Reorganizar orçamentos, poupar e investir são funções do profissional. Por gerir as finanças da vida dos clientes, ele terá de lidar com questões pessoais e compreender como as emoções podem afetar decisões. “Nos Estados Unidos, esse papel é tão importante como o médico da família“, diz a consultora Letícia Camargo. “Algo parecido vai ocorrer por aqui.” Além de curso superior, para entrar no ramo é preciso ser homologado por órgãos como o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

4) Analista de marketing digital
Cuida de campanhas publicitárias em sites de busca ou redes sociais. Cabe a ele verificar qual foi a receptividade dos produtos junto aos internautas e analisar o retorno que a marca alavancou por meio de cliques, curtidas ou compartilhamentos. Com isso, saberá calcular os investimentos necessários para ações futuras. Sua formação primária deve ser em comunicação ou ciências exatas.

5) Auditor
Os códigos de conduta e regras internas de gestão das companhias vêm sendo aprimorados, sob forte vigilância da sociedade, cada vez menos tolerante a desvios éticos. No Brasil, os recentes escândalos de corrupção na política jogaram ainda mais holofotes sobre a importância do profissional responsável por formular as normas e garantir o cumprimento de processos e regulamentações dentro de uma empresa. Especialistas nessa área no país tendem a ser graduados em administração, ciências contábeis, economia ou engenharia de produção.

6) Nutricionista
Trata-se de uma carreira que recebeu atenção nos últimos anos devido ao crescimento do interesse pela alimentação saudável. Mas outra variável no horizonte é o aumento da longevidade da população. Essa situação está levando à criação de um nicho específico, o dos profissionais dedicados aos idosos. O eixo será a adaptação às mudanças decorrentes do envelhecimento. Com a dentição mais fraca e as funções digestivas, gástricas e intestinais reduzidas desses indivíduos, os especialistas deverão traçar estratégias para que seus clientes continuem se alimentando de forma correta. As universidades do país já disponibilizam cursos de graduação em nutrição há décadas. No caso da terceira idade, no entanto, o campo é reduzido. Desde o ano passado, a UERJ mantém a disciplina eletiva alimentação, nutrição e envelhecimento para esse segmento. “Antes, a nutrição estava mais voltada para problemas de desnutrição e de obesidade. Agora o foco passou a ser também os idosos”, explica a professora Maria de Fátima Garcia de Menezes, do Instituto de Nutrição da UERJ.

7) Vendedor técnico
O aumento da concorrência e da competitividade vai valorizar os profissionais especializados em vendas. Para alavancar o volume de negócios, a empresa precisará de funcionários altamente técnicos. Isso vale tanto para o varejo quanto para as indústrias. No futuro, não haverá mais espaço para aquele empregado que não conhece o produto, não tem inglês fluente e, principalmente, apresente formação escolar deficiente. As companhias, cada vez mais enxutas, só terão lugar para pessoas com especialização. “Nos últimos dez anos, por causa da internet, o cliente passou a ter mais informação. Por isso, o profissional de vendas precisa conhecer muito bem as tendências de mercado e funcionar mais como um consultor do que como alguém que vai empurrar alguma coisa para o comprador e pronto. Ele tem de saber interpretar o que o cliente quer”, diz a professora  Elaine Tavares, do Instituto Copeadd de Administração da UFRJ.

8) Gestor de meio ambiente
Sua função é garantir o uso racional de recursos naturais. Alguns exemplos de atividades são desenvolver e implementar programas de educação ambiental, analisar o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar e orientar a exploração desses elementos por técnicas menos danosas. O campo de ação é bem amplo. É possível trabalhar em regiões florestais degradadas, indústrias, concessionárias de água e energia e em áreas de reserva. Outro nicho em alta é o estudo das destinações possíveis para o lixo e sistemas de reciclagem e coleta de dejetos. Quem tiver formação em direito pode ainda atuar na mediação entre corporações e órgãos governamentais de fiscalização, sustentabilidade e preservação.

Fonte: Veja Rio


Tabela Periódica e sua utilidade


A tabela periódica que mostra para que serve cada elemento


A tabela interativa criada por Keith Enevoldsen mostra para que serve cada elemento químico

Quem nunca teve que estudar, nos tempos de escola, a notória tabela periódica com dezenas de elementos químicos ordenados por seus números atômicos?

Mas afinal, qual é a relação entre aquelas colunas de símbolos e números e o mundo que nos cerca? E indo além dos elementos mais conhecidos, como carbono e cálcio, para que servem outros, como o rutênio ou o rubídio?

As respostas para todas essas perguntas estão numa versão interativa da tabela periódica, que mostra pelo menos uma utilidade para cada elemento. A ideia é do desenhista americano Keith Enevoldsen, de Seattle.

Na tabela interativa, pode-se aprender que o elemento túlio é essencial nas cirurgias a laser, que o estrôncio é usado nos fogos de artifício e o amerício, nos detectores de fumaça.

"Fiz a tabela que eu gostaria de ter quando era criança", disse Enevoldsen à BBC.
Do hidrogênio até...

A tabela periódica tradicional ordena os elementos químicos por número atômico (número de prótons), configuração dos elétrons e propriedades químicas.

A tabela periódica tradicional não tem uma aparência atraente para crianças

Elementos que têm um comportamento químico semelhante ficam na mesma coluna.

A primeira versão da tabela periódica foi criada pelo químico e físico russo Dmitri Mendeleiev em 1869, e foi revolucionária ao prever as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.

O primeiro elemento é o hidrogênio e o último é o de número 118, o ununóctio, que recentemente passou a ser chamado de oganessono, em homenagem ao físico nuclear russo Yuri Oganessian.

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês) validou os elementos sintetizados mais recentemente em dezembro do ano passado.
'Para mim e meus filhos'

Mas como o americano Enevoldsen teve a ideia de fazer uma tabela com ilustrações modernas?

Além das ilustrações, a tabela interativa abre janelas detalhando cada elemento

"Nasci em 1956. Quando era criança, gostava das tabelas periódicas com figuras, mas elas nunca tinham boas imagens de todos os elementos", conta o desenhista.

Ele também foi inspirado por um escritor e bioquímico americano nascido na Rússia: Isaac Asimov, considerado um dos mestres da ficção científica.

"Também li um livro de Isaac Asimov, chamado Building Blocks of the Universe (algo como "Blocos de construção do Universo", em tradução livre), que tinha relatos maravilhosos sobre a história e os usos dos elementos. Gostava de saber, por exemplo, que os químicos que mexiam com telúrio acabavam com mau hálito e boca seca."

Você sabia que o escândio é usado no alumínio das bicicletas?

Já o tântalo é usado nos celulares e é extraído principalmente do mineral tantalita; o Brasil é um dos grandes produtores

Foi assim que Enevoldsen resolveu criar o que sempre sonhara desde os tempos da escola: uma tabela periódica com imagens divertidas e importantes dos elementos químicos listados até o número 98.

"Queria que toda a tabela fosse colorida, com um desenho limpo, que não fosse cheia dos números dos pesos atômicos que, para as crianças, não servem para muita coisa."

O nióbio é usado em trens ultramodernos, como este no Japão

Os fogos de artifício contêm o elemento químico estrôncio

O trabalho do desenhista pode ser acessado neste site. Ainda não há uma versão em português.

A tabela é interativa, como pede um mundo conectado por computadores. Assim, ao colocar o cursor sobre cada elemento, o quadradinho correspondente aparece ampliado em um quadrado maior na parte superior da tabela.

"Fiz a tabela para mim e meus filhos, e a coloquei na internet para que outras pessoas desfrutassem dela. Muitos estudantes, professores e pais dizem que ficaram encantados."

Elementos 'amigos'
"Quero que as crianças saibam que aprender os elementos químicos pode ser divertido", diz Enevoldsen.

As ilustrações coloridas servem para chamar a atenção das crianças, que podem procurar mais informações em cada quadradinho que vai surgindo na tela.

"Espero que, graças a essa tabela, as crianças queiram conhecer os elementos como se estivessem conhecendo um novo amigo", afirma o desenhista americano.

"E quero que as ilustrações e palavras facilitem lembrar das informações."

"Na próxima vez que virem a palavra estrôncio, por exemplo, vão poder dizer: Ahhh, estrôncio é o que usam nos fogos de artifício..."


Fonte: BBC



quinta-feira, dezembro 01, 2016

A Corrupção na Prática - Petrobras e Enron


ENTENDA O QUE É CORRUPÇÃO NA PRÁTICA


Você já viu o caso da PETROBRAS aqui no Brasil: 


Políticos envolvidos e processados em crimes de corrupção, alguns políticos presos e processados no esquema Lava-Jato, outros políticos que ainda estão fazendo acordos de delação premiada, outros delatando e até o momento o caso vai tomando forma e surgindo novos indícios.

Agora veja abaixo o que aconteceu com uma grande empresa de energia nos Estados Unidos. Apresentamos dois pequenos resumos e um pequeno histórico, além de um filme para se fixar melhor a história e poder entendê-la, pois é um caso real onde conhecerá os maiores envolvidos no caso, a empresa, a grandeza dela e a corrupção que a levou à falência.


Resumo da Apostila de Administração do Telecurso Módulo I


Filme
Enron: os mais espertos da sala (The smartest guys in the room), de Alex Gibney,
EUA, 2005.

A Enron era uma das empresas gigantes de revenda de energia e gás – a maior dos EUA em sua área. De repente, uma fraude contábil veio à tona. Quando a falência da companhia foi decretada, em 2001, ela fechou, e os funcionários e investidores ficaram sem um centavo. As artimanhas feitas por contadores e pelos chefes-executivos simularam um fenômeno de crescimento que, na verdade, não existia, deixando 20 mil desempregados e um bilhão de dólares na conta dos responsáveis. O documentário faz pensar sobre a falta de escrúpulos de executivos que usaram artimanhas contábeis para lucrar mais e às custas dos demais. Vale assistir para reforçar que as empresas devem trabalhar com ética e cidadania, tendo transparência em sua relação com a sociedade.


Resumo do filme pelo Youtube

Enron - Os Mais Espertos da Sala DUBLADO E COMPLETO

Um estudo sobre um dos maiores escândalos corporativos da história dos Estados Unidos, em que executivos da Enron, a 7ª maior companhia do país, fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores sem um único tostão. Através de depoimentos e gravações é mostrada como funcionava a hierarquia interna na Enron.


Um pequeno histórico sobre a empresa, descrição do caso e seus envolvidos


Empresas: ENRON OIL CORPORATION, ENRON ENERGY SERVICES (EES) e ainda tinha uma empresa de Banda Larga, além da LJM Investments.

Empresa de Energia e Eletricidade
Fundada em 1985 com mais de 30.000 funcionários. Era uma sociedade anônima.
Principal política era a de ganhar muito dinheiro.
Segunda política era a de despedir 15% de funcionários uma vez por ano.
Outra política agressividade nos negócios, no bom sentido da palavra.

Os principais executivos


Kenneth Lay - Presidente Executivo
Sherron Watkins - Vice-Presidente
Lewis Borghet - Presidente
Geffrey Skilling - Ex-Presidente & CEO
Andrew Fastow - Diretor Financeiro
Low Pay - Diretor e Assistente Executivo de Geffrey Skilling na EES
Max Eberts - Relações Públicas
Bill Lerach - Advogado para os acionistas
Mike Muckleroy - Executivo
Cliff Baxter - Executivo (se suicidou em 30/01/2002)
Amanda Martin - Brock - Executiva
John Beard - Contador
Charles Wickman - Trader

Foi considerada a 7ª maior corporação do país, avaliada em quase 70 bilhões de dólares.

A empresa aumentou os seus ativos de US$ 10 Bilhões para US$ 65 Bilhões, no final de seus tempos, após investigações levou apenas 24 dias para chegar à falência.


CONSPIRAÇÃO POLÍTICA


A Enron tinha dado a maior contribuição corporativa à primeira campanha presidencial de George W. Bush. E Bush afirmou que "a Enron contribuiu com muitas pessoas em Washington". Uma das pessoas que recebeu contribuição foi o Senador Fritz Hollings - Democrata da Carolina do Sul.

Kenneth Lay acreditava que os mercados de energia deveriam ser desregulamentados, foi quando começou a colocar pressão em Washington. Como "uma mão lava a outra", ele conseguiu a desregulamentação e acabou fundando a Enron em 1985.

Em 1999 a Enron iniciou seus trabalhos com gás.

Depois, acho que foi após "mexer os pauzinhos" com Washington, conseguiram a aprovação da Desregulamentação da Energia na Califórnia. Foi quando a Enron criou outra empresa a ENRON ENERGY SERVICES (EES).

Os Trades da EES, conseguiam com um apertar de botões, desligar a energia para parecer um apagão, com isso conseguiam aumentar o preço da energia. Usavam artifícios para poder exportar energia para outros estados, com isso ganharam muito dinheiro, porém um tempo depois começaram os apagões de verdade.

Muitas pessoas foram levadas a comprar ações da Enron com suas aposentadorias, tanto funcionários como Analistas de outras empresas. A Enron fazia subir suas ações, porém todos estavam sendo enganados, pois ninguém fora da empresa ou até funcionários do baixo escalão não sabiam que a Enron só perdia dinheiro.

O Diretor Financeiro Fastow mantinha o preço da ação elevado, e cada vez aumentava mais, apesar de a Enron estar com 30 bilhões de dólares no vermelho.

Um número considerável de funcionários, 20 mil no total, perceberam um golpe muito tarde, 2 bilhões de dólares em aposentadoria e fundos de pensões desapareceram.

Fastow ainda criou outra empresa, a LJM Investments utilizada apenas para negociar as ações da Enron, isso abriu o interesse de bancos, noventa e seis importantes instituições financeiras individuais investiram na LJM. Os bancos mais importantes, caso não me engane, seis deles investiram até 25 milhões de dólares.


Veja os detalhes com este vídeo. Divirta-se e entenda melhor o caso.


Abreviaturas:
CEO - Chief Executive Officer - Diretor Executivo

Fonte: Enron: os mais espertos da sala (The smartest guys in the room), de Alex Gibney, EUA, 2005.