DataHora

quinta-feira, dezembro 15, 2016

40 sites de cursos via WEB



40 sites onde você pode aprender coisas novas diariamente


Aprender línguas, projetos DIY, cursos de programação. A internet é um mundo onde não faltam oportunidades de aprendizagem.


Não há muito tempo que aprender algo novo ou obter mais informação sobre qualquer tema obrigava a inscrições em escolas ou horas perdidas numa biblioteca a explorar enciclopédias. Hoje em dia, praticamente todo conhecimento do mundo está disponível mediante um simples clique. Sabia que pode tirar um curso online sem gastar nada?

Basta um computador, internet e conhecimentos de inglês (ainda é a língua universal da web) para poder decidir-se a aprender uma coisa nova por dia. Veja esta listagem de 40 sites onde pode aprender algo novo, compilada pela Business Insider:

1. Lynda. Aqui há cursos de quase tudo, desde Excel a Marketing. Diz que já quatro milhões de pessoas aproveitaram.

2. Não se esqueça das suas leituras preferidas, espreitando blogs e revistas digitais onde pode aprender algo novo todos os dias. Aqui estão 16 artigos interessantes.

3. CreativeLive. Aulas grátis online sobre música, artes, trabalhos manuais, fotografia e muito mais.

4. Hackaday. Um truque por dia é a proposta deste blog onde pode aprender fatos ou habilidades novas.

5. Mindtools. Treino de habilidades de liderança e de gestão online, para a sua carreira ou para a vida.

6. Codeacademy. Aprender a linguagem dos computadores, seja Java, PHP, Python ou qualquer outro código é possível online e de graça.

7. EdX. Neste agregador de cursos online pode procurar o curso que sempre sonhou, na instituição preferida, desde o Massachusetts Institute of Technology às Sorbonne Universités.

8. Platzi. Aulas grátis e em tempo real de programação, design, gestão ou marketing.

9. Big Think. Tudo o que sempre quis saber sobre os grandes pensadores da nossa História.

10. Craftsy. Artes e trabalhos manuais ao alcance de todos. Seja crochet ou tricot, cozinhar ou fazer bolos, costurar ou trabalhar madeira, aqui há cursos grátis sobre tudo e para todos.

11. Guides.co. Livros de instruções para tudo e mais alguma coisa, desde a maternidade ao marketing digital.

12. LitLovers. É como um clube de literatura online e com cursos grátis para quem pensa começar a escrever.

13. Lifehacker. É onde pode aprender ou aperfeiçoar habilidades tão variadas como picar cebola como um verdadeiro chef ou como fazer a mala para uma viagem longa.

14. Udacity. Mais um local onde pode aprender a programar online e gratuitamente.

15. Zidbits. Fatos curiosos, estranhos ou fascinantes, perfeitos para a conversa de elevador com os vizinhos ou para responder ao seu filho mais novo que está na idade dos porquês. Pode congelar-se um ser humano e depois ressuscitá-lo?

16. TED Ed. Em vez das famosas TED Talks, neste site encontra Ted lições. Quase nove milhões de questões respondidas e perto de 170 mil lições são um ponto de partida, sem dúvida.

17. Scitable. A genética pode responder a questões primordiais que acompanham o ser humano. De onde viemos e para onde vamos?

18. ITunes U. A plataforma da Apple para estudantes inclui palestras interessantes de Yale ou Harvard, entre outras universidades.

19. Livemocha. Quer aprender uma língua nova? Aqui tem 35 possibilidades e é tudo grátis.

20. MITOpenCourseware. O nome diz tudo: todos os cursos livres do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão aqui e são grátis. Das álgebra às artes, da culinária aos computadores, da escrita à mecânica… difícil será escolher só um.

21. WonderHowTo. Alguma vez pensou como é que podia carregar um telemóvel a partir das linhas de comboio? Bem, é o artigo mais em voga atualmente neste site onde qualquer pessoa pode ensinar um truque a quem quiser. Com todos os riscos e vantagens que podem advir desse fato.

22. FutureLearn. Mais de três milhões de utilizadores já aproveitaram um dos variados cursos deste site. Há, até, cursos sobre como tirar cursos online.

23. One Month. Um mês é o tempo necessário para aprender uma nova habilidade se praticar uma vez por dia, defende este site, que oferece cursos grátis com a referida duração. A Google, a Microsoft, a Amazon ou a AngelList surgem entre as empresas que usam este site.

24. KhanAcademy. Só precisa de saber uma coisa: não há nada que não possa aprender. É mais ou menos este o lema da Khan Academy, uma plataforma de aprendizagem online que transforma a aprendizagem num jogo.

25. Yousician. Nem tudo o que pode aprender online tem a ver com trabalho. E que tal aprender a tocar guitarra? Ou piano?

26. Duolingo. Aprender uma língua nova pode ser um jogo divertido.

27. Squareknot. Aprenda ou ensine, desde que haja criatividade no assunto. Aqui há um pouco de tudo. Inspire-se.

28. Highbrow. Uma lista de distribuição de emails diários com informação facilmente compreensível (em apenas cinco minutos) sobre um bocadinho de tudo.

29. Spreeder. Quantas palavras consegue ler por minuto, tem ideia? E se conseguisse melhorar essa velocidade, imagina o que isso poderia fazer pela sua vida? Aqui ensina-se a triplicar a velocidade de leitura.

30. Memrise. Aprender línguas e vocabulário através de um site que também possui uma app.

31. HTML5 Rocks. Depois de aprender a programar, aqui tem um site onde ficará a par das últimas novidades, guias e outras explicações para tudo o que tem a ver com computadores.

32. Lista de artigos diários da Wikipédia. Se tem a ambição de ler o manancial de informação que vai sendo construído na Wikipédia, pode ser boa ideia acompanhar os artigos que vão sendo acrescentados diariamente.

33. DataMonkey. A análise de dados é cada vez mais incontornável numa série de profissões e aqui pode aprender a fazê-lo aprendendo SQL e Excel.

34. Saylor Academy. Quase uma centena de cursos gratuitos online para todos.

35. Cook Smarts. Nunca mais passe fome e deixe de viver à base de congelados: aqui aprende o básico da cozinha em pouco tempo.

36. Projeto Felicidade. Entre tantas coisas que pode aprender online, qual será mais importante do que aprender a ser feliz?

37. Learni.st. Cursos grátis selecionados e de amplo espectro. Tomar um por dia até obter melhorias.

38. Surface Languages. Um local onde pode fazer cursos básicos e rápidos de línguas – útil para aquela viagem com que sempre sonhou.

39. Academic Earth. Agregador da oferta de cursos online gratuitos das mais reputadas instituições de ensino, a funcionar desde 2009.

40. Make. Aquele projeto DYI (“Do it yourself” ou “faça você mesmo”) que está há anos à espera de descobrir como concluir? Encontra-o aqui, de certeza (99% de certeza). E se não encontrar, arranja outro com que se ocupar.


Fonte: Dinheiro Vivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário