DataHora

quarta-feira, maio 13, 2015

Peixes e frutos do mar ganham embalagem inteligente


Uma equipe de pesquisadores da "Dublin City University" (DCU), Irlanda, acaba de desenvolver uma nova tecnologia, para embalagem de peixes e produtos do mar, que permite indicar as condições de seu conteúdo. A tecnologia utiliza um sensor que muda do amarelo para o vermelho em presença de componentes voláteis emitidos pela carne dos peixes ou frutos do mar em decomposição, responsável pelo cheiro característico de "peixe podre". A mudança de cor corresponde àquela de um corante sensível ao pH. A variação de cor é visível a olho nu. Entretanto, um leitor óptico foi igualmente desenvolvido para permitir melhor quantificar a mudança de cor. O sensor pode ser posicionado sobre uma etiqueta adesiva ou fixado no exterior do recipiente, com filamentos que penetram no seu interior.



Foto: O sensor indica se o peixe está fresco ou não. Na figura da direita é possível ver as colorações antes e depois do sensoriamento, para um produto que já se encontra em deterioração.

Créditos: National Centre for Sensor Research

O sensor foi desenvolvido em parceria com outros institutos de pesquisa irlandeses: o Marine Institute, Teagasc, e o Irish Fisheries. A cadeia de supermercados Superquinn foi solicitada para a validação do conceito. Os pesquisadores patentearam sua invenção e buscam, agora, um parceiro comercial. Os trabalhos foram financiados no âmbito do programa "Adaptive Information Cluster", da SFI ("Science Foundation Ireland") para desenvolver e comercializar sensores inteligentes.


Fonte: Unicamp


domingo, maio 03, 2015

Atualize seu currículo com novos cursos gratuitos


A Prime Cursos do Brasil  - é uma empresa especializada em ensino à distância. 


Tem cursos nas diversas áreas profissionais, preparação para o Enem, cursos de línguas com áudio e ainda você pode conhecer outras profissões. Fundada em 2003. Referência no Mercado Virtual graças ao seu pioneirismo no desenvolvimento de cursos e-learning (cursos não presenciais).

Atualmente, com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Cursos de capacitação profissional – GRÁTIS – com opção de Certificado válido em todo o Brasil.

O cadastro no portal e acesso a todos os cursos oferecidos pela Prime Cursos do Brasil são gratuitos, sendo assim você poderá acessar o material didático sem precisar pagar nada por isso. Após a leitura do mesmo, você poderá  solicitar uma prova de suficiência, e caso conseguir obter média superior ou igual a 6,0 terá a chance de solicitar um Certificado de Conclusão válido em todo o Brasil.

Apenas pagara o valor de R$ 49,90 ao final do curso. O preço do certificado é o mesmo para qualquer curso.

Neste valor está incluso:


- Despesas com o envio do certificado (cobrado pelos correios);
- Envelope;
- Confecção do Certificado em papel especial;
- Selo de Autenticidade;
- Conteúdo programático no verso do Certificado.
- Entre outros custos.


Pois bem, o objetivo da PRIME CURSOS DO BRASIL é viabilizar o conhecimento e qualificação profissional gratuitamente através de um sistema de ensino prático e de fácil acesso, para que qualquer pessoa, independente de onde estiver, possa estudar e se qualificar para o mercado de trabalho, garantindo assim melhores oportunidades e destaque entre os demais.

Os Cursos Livres são de Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam re-profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Conheça os cursos no site, clicando em:  Prime Cursos.


Poupança confiscada?


POUPANÇA


Ela deixou de ser até mesmo uma opção para proteger seu patrimônio




Primeiro investimento da maioria absoluta dos brasileiros, a poupança é de longe a aplicação mais popular do país. Na última (e distante) atualização do Banco Central, nada menos que 125 milhões de brasileiros aplicavam na modalidade em meados de 2013 - cerca de 60%, portanto, da população.

Facilidade de aplicação, liquidez diária e isenção de Imposto de Renda são algumas das características que fazem da poupança o investimento preferido no país. O pulo do gato, no entanto, é que já há algum tempo quem opta por investir na caderneta acaba perdendo dinheiro.

Com o juro básico brasileiro (Selic) em 12,75% ao ano, tanto faz se sua caderneta de poupança é nova ou anterior à mudança no cálculo de remuneração feita pelo BC em 2012 (mais informações sobre as regras aqui).

A conta é simples: as duas têm um rendimento de 0,5% ao mês, mais a módica variação da Taxa Referencial (calculada e divulgada diariamente pelo BC), o que deixa o retorno acumulado em um ano em pouco mais de 6%.

Isto pode parecer bom para os mais leigos, que não levam em conta o aumento da inflação. Em fevereiro, por exemplo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 1,22%, deixando a inflação oficial do Brasil acumulada nos últimos doze meses em 7,70%.

Ou seja, o aumento dos preços no país comeu todo o rendimento da caderneta de poupança, gerando inclusive um pequeno "prejuízo" dado que ela não remunera nem a ponto de preservar o poder de compra do investidor.

Ironicamente, um dos objetivos da poupança é justamente atuar como um mecanismo de proteção contra a inflação. No entanto, diante desta inflação gigantesca, ela deixou de ser até mesmo uma opção para proteger seu patrimônio. Em outras palavras, embora fácil e prática, hoje quem coloca o dinheiro na poupança não só não ganha, como também perde, o que nos leva ao próximo tópico…

Confisco?

Nossos analistas sempre recebem dúvidas das mais variadas, seja via e-mail ou através das redes sociais. Desde o começo do ano, porém, nada chega sequer perto em frequência do que o seguinte questionamento:

“Há mesmo risco de o governo confiscar a poupança? O que devo fazer?”

Bom, não é segredo que somos críticos do Governo, então estamos em plenas condições de dizer de forma imparcial que esta proposta é completamente sem sentido, pois acabaria com uma economia que já não cresce e destruiria o que resta de popularidade da presidente.

O próprio Ministério da Fazenda - em que pese a credibilidade um tanto abalada - já tratou de negar veementemente todos os boatos sobre a possibilidade de bloqueio dos recursos.

Mas rumores à parte, tendo em vista o que já foi dito até aqui nossa grande dúvida é: o que você, leitor, ainda faz com dinheiro na poupança?

Meu caro amigo, na prática a poupança brasileira já está sendo confiscada pelo Governo Dilma, e isto começou no exato momento em que se optou por tolerar uma inflação gigantesca, que corrói o poder de compra não só dos que poupam, mas sim de todos assalariados. E como resultante desta alta inflação vemos sucessivos aumentos da taxa de juros Selic.

A inflação funciona - por meio do que os economistas chamam de "senhoriagem" e "imposto inflacionário" - como uma transferência brutal de recursos da sociedade para o Estado.

Transferência essa que afeta sobretudo o andar de baixo - no qual moramos eu, você e todos aqueles pagam do próprio bolso as passagens para viagens de suas respectivas esposas.

Você pode argumentar que, mesmo perdendo dinheiro, a poupança é sim uma alternativa interessante para o dinheiro do dia a dia, na medida em que está sempre pronto para um eventual dispêndio.

Aqui na Empiricus, porém, preferimos recomendar alternativas muito melhores, em nossa opinião.

Foque nas alternativas

Há investimentos de risco tão baixo quanto a poupança com remuneração muito superior. E o que é melhor: também com liquidez diária.

Nesse nosso universo do maior juro real do mundo, a briga do investidor tem que ser voltada para a conquista de algo próximo da rentabilidade do CDI (leia-se Selic).

Referência de aplicação conservadora, são títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Suas características são idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário.

Portanto, são, grosso modo, o juro que o banco consegue.

Mas como você pega o CDI?


Exemplos clássicos são fundos DI de seu próprio banco, que rendem cerca de 90% do CDI, hoje em torno de 12,75% ao ano. Ou seja, um rendimento de 11,47% ao ano. Descontando daí o Imposto de Renda máximo de 22,5%, falaríamos de um retorno anual de 8,89% muito superior aos 6% da poupança, praticamente sem risco.

Se o investidor tiver acesso a fundos de corretoras ou bancos de investimento, pode conseguir até 95% com alguma facilidade. Nesse caso, o retorno final seria de 9,38% ao ano, apenas reforçando o argumento.

A maior parte dos investidores até sabe disso, mas, por conservadorismo, acaba deixando ao menos uma pequena parcela de seu patrimônio na caderneta de poupança, como uma espécie de colchão de liquidez.

O recado principal aqui é que nem isso se faz necessário. Há fundos DI pagando 90%/ 95% do CDI com liquidez diária. Ou seja, você pode acessar seu dinheiro no mesmo dia em que precisar.

A alternativa aos fundos de DI (e à poupança, evidentemente) é a compra de títulos públicos negociados via Tesouro Direto, com baixo risco e um retorno também elevado. Isso pode ser feito através do site www.tesourodireto.gov.br.

Nossos títulos favoritos para o momento são LFTs e NTN-Bs.

Fonte: Empiricus


Universitários chineses criam bicicleta ergométrica capaz de lavar roupas


Bicicleta lava-roupas ou Lava-roupas bicicleta?

ter, 28 de abr de 2015

Super inteligência chinesa. Atletas e donas de casa vejam essa, além de sustentável tem três utilidades:

  1. Exercício;
  2. Lavagem da roupa; e,
  3. Diversão.



Imagine que você pudesse lavar roupas enquanto se exercita (ou o contrário). Estudantes da Dalian University, na China, criaram uma bicicleta ergométrica capaz de lavar roupas enquanto você pedala. Para isso, eles substituíram a roda da frente da bicicleta por um tambor similar ao das máquinas de lavar, informa o site norte-americano Huffington Post.

Para ser ativada, basta pedalar a bicicleta: ao ser usada, ela faz girar o tambor, como acontece numa máquina de lavar tradicional. As pedaladas também geram energia elétrica, usada para ligar o painel eletrônico da bicicleta e ser armazenada para uso futuro da máquina de lavar, de acordo com as explicações dos inventores.

Por enquanto, os criadores ainda não decidiram se a bicicleta capaz de lavar roupas será abastecida automaticamente com água ou o usuário precisará esvaziar a água do tambor e trocá-la para uma segunda lavagem ou o enxague das roupas. Segundo eles, a ideia era ajudar quem queria lavar as roupas e fazer exercício, mas não tinha espaço em casa. Genial, né?

Fonte: Yahoo


Google Chrome lento


Seu Google Chrome está lento? Então está na hora de fazer uma limpeza nele

Por Redação Canal Tech | 05.02.2015 às 10h47



Se você percebeu que nos últimos dias o seu Chrome começou a ficar muito lento, travando e fechando várias vezes durante a navegação, saiba que esse é um problema muito fácil de resolver. Geralmente o problema é culpas da enorme quantidade de extensões e plugins instalado no navegador. Pensando nisso, ensinamos abaixo a como fazer aquela faxina no navegador para que ele fique tinindo.


Plugins


Assim que você instala o Google Chrome pela primeira vez, é normal que precise baixar alguns plugins, como o Flash, Java e o Silverlight, por exemplo. Mas alguns deles não são essenciais no dia a dia e ainda diminuem a performance do navegador.

Para conferir a lista de todos os plugins que estão no seu Chrome digite "about:plugins" (sem as aspas) na barra de endereços do navegador. Não se esqueça que você vai desativar os que não estão em uso, então lembre-se que o Flash está presente em vários sites e o Silverlight, por exemplo, é necessário para o Netflix.

A única opção que vai aparecer ao lado do plugin é a "Desativar", ou seja, ele não é desinstalado completamente a não ser que ele faça parte de alguma extensão, que, por sua vez, podem ser excluídas em definitivo. Desative os plugins que você sabe que não precisará no dia a dia ou não lembra de ter instalado. À medida que você os for desativando, eles ficarão com o fundo cinza na lista. Assim que terminar, feche a aba.


Extensões.


As extensões são mais pesadas que os plugins, pois funcionam como pequenos programas que rodam ao lado do processo do Chrome. Sabendo disso, fica fácil concluir que se você possuir muitas extensões instaladas elas comprometerão o desempenho do Chrome.

Algumas das extensões criam botões ao lado da barra de endereços. Nestes casos, para desativá-las, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone e depois em "Remover do Google Chrome". Para as outras, vá em Menu - Mais ferramentas - Extensões.

Lá você verá uma lista de todas as extensões que já foram baixadas e duas opções: desativar ou excluir. Sempre tem aquelas que nunca foram usadas, então você pode deletá-las sem dó. Caso algumas você só use de vez em quando, desative.

Apps


Os aplicativos também acabam por comprometer o desempenho do navegador e você pode remover os que não usa tanto quanto deveria. Para isso, abra uma nova aba e clique com o botão direito em cima deles. Em seguida, basta selecionar a opção "Remover do Google Chrome" e tudo estará resolvido.

Fonte: Canal Tech


Nave descontrolada vai cair na Terra


Totalmente descontrolada, nave russa está caindo em direção à Terra

Quarta, 29 de abr de 2015



Lançada na terça-feira (28) em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave-cargueiro russa Progress M-27M, antes dada como perdida, está na verdade descontrolada e caindo em direção à Terra. As informações são da agência de notícias France Presse.

Até o momento a localização da queda da nave não foi indicado pelas agências espaciais. Uma fonte que não se identificou afirmou que “a nave está tendo reações totalmente incontroláveis” e que os controladores de voo russos estão tentando re-estabelecer conexão com a nave, mas as possibilidades de sucesso são baixas.

“É realmente impossível saber quando cairá exatamente na Terra, depende de muitos fatores. Mas a queda acontecerá em condições incontroláveis”, explicou ele em entrevista. E eu Hedy Lennon digo: "Cuidado, fique de olhos abertos, pois pode cair em qualquer lugar, tanto nas montanhas, nas cidades, na sua casa dentro do seu lar, ou pode cair no mar!" O que você acha?

A nave carrega 2,5 toneladas de suprimentos e não deveria demorar mais do que seis horas para chegar à ISS. Entre os suprimentos estão combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos para os astronautas que habitam a estação. Antes da notícia da queda descontrolada, os prejuízos já eram estimados em pelo menos US$ 90 milhões.

Outra preocupação decorrente do sumiço da M-27M, a vida dos astronautas da ISS está garantida em relação a suprimentos. As informações são de que uma nova nave, que seria lançada em 8 de agosto, deve ter seu lançamento adiantado para suprir as necessidades.

Fonte: Yahoo