DataHora

quarta-feira, julho 09, 2014

Mapa Mental - Como criar o seu


Seis (6) dicas de como criar um Mapa Mental


Quando você senta para criar um mapa mental ou um MindMap, precisará de várias coisas: uma ideia e o teu cérebro. Pode colocar a sua ideia no centro e deixar que o seu cérebro faça o resto. Na verdade, a tua ideia pode ser qualquer coisa; um problema que você esta tendo na escola, o título de uma redação, o tema de uma apresentação que você precisa fazer – depende do que quiser fazer.


Há muitas ferramentas para criarMapas Mentais online mas a ferramenta gratuita do ExamTime oferece uma maneira mais dinâmica para criar mapas mentais. Ao criar um Mapa Mental com Examtime, considera as seguintes dicas:

1) Ninguém é perfeito: Não fiques obcecado com a criação do mapa mental perfeito.Deixa a tua ideia central explodir para fora, não tentes mudá-la, segue a tua linha de pensamento. Preocupa-te em arranjá-lo mais tarde. A chave para ser bom a criar mapas mentais é iterativo, volta para trás e refine-lo. Em qualquer caso, quando estás a criar o teu primeiro Mapa Metal, deixa-te ir!



2) Quebra a mentalidade da ‘na página’: Usar o caderno tradicional de linhas retas perfeitas, não faz sentido quando se trata de um mapa mental, especialmente quando se usa uma ferramenta online para criar os mapas mentais. Com ExamTime, a criação expande para que tenhas todo o espaço do mundo. O teu cérebro não pensa em linhas retas ou se restrita a uma só página, para aceitá-lo quando estás a criar um mapa mental.



3) Não tomes partido:
Há uma concepção bastante comum sobre a divisão do cérebro entre os hemisférios esquerdo e direito. O consenso é que o lado esquerdo é dominante para palavras, números, linhas, listas, lógica e análise, enquanto a direita é dominante em termos de cor, ritmo, consciência espacial, imagens, imaginação e sonhar acordado. Geralmente isso é verdade, mas quando digo não tomes partido, quero dizer que não deves apoiar-te num lado ou outro, ou achar que as habilidades de um lado são melhores do que o outro.

O simples fato é que a criatividade precisas de ambos os lados do cérebro. Ao ser receptivo aos dois hemisférios do teu cérebro e aceitar tanto o “criativo” como “analítico”, todas as tuas ideias vão melhorar mais. A coisa boa sobre criar mapas mentais online é que facilmente permitem que os dois lados floresçam e façam conexões.



4) Usa cores: O uso da cor é uma maneira simples e atraente para agrupar ideias e conceitos quando crias um mapa mental. Com a ferramenta gratuita do ExamTime podes mudar a cor dos ramos no teu Mapa Mental. Isso ajuda-te a seguir as tuas ideias e melhor fluxo. Ele também pode ajudar-te a manter a reter as tuas ideias quando estiveres a estudar!



5) Partilhar: Quando acabas de criar o teu Mapa Mental online, não deixes de partilhar com os teus colegas de classe ou de estudo! Da mesma forma que fizeste conexões entre diferentes ideias e ramos enquanto estavas a criar o teu Mapa Mental, os teus colegas também farão conexões diferentes. Desta forma, um Mapa Mental achavas que sabias como a palma da tua mão se tornará em algo completamente novo, com apenas uma observação de um parceiro estudo.



6) Aprofunda: Digamos que tens uma revisão sobre a Segunda Guerra Mundial. Podes sentar-te e criar um Mapa Mental online sobre a Segunda Guerra Mundial e ter muitas ramificações para cada uma das batalhas que ocorreram, este poderia ser um ponto de partida interessante. No entanto, a um ponto terás que criar um Mapa Mental online para cada batalha (ou pelo menos os mais importantes!). Quanto mais profundo fores, melhor compreenderás exames e poderás visualizar rapidamente os pontos-chave. Cada ramo no teu Mapa Mental online tem o potencial de se transformar no seu próprio Mapa Mental! Quanto mais cedo te aperceberes disso e aceitares a realidade de que sempre poderás criar mais conexões, melhor serão os teus Mapas Mentais.

Quando terminar de fazer aparecerá um filme. E muito bom este site, além de ser gratuito, você encontrara, além do Mapa Mental, os seguinte itens:

  • Recursos de aprendizagem online;
  • Elabora também: Flashcards, Quizzes e Notas online; e,
  • Usa o seu período de estudo eficientemente com o calendário de estudos.


Fonte: ExamTime

Também existe um programa muito bom que peguei no revista Info "cmaptools-5-05-01-32-bits",
e com ele fiz este mapa mental de Estudos de Administração. Consegui fazer em três dias. Veja abaixo o meu mapa:


Se você quiser, ainda pode obter uma cópia em PDF, clicando aqui. Está no meu site de informática: Consulte Hedy.


Quase lembra um Fluxograma. 

Abaixo você vê o exemplo de um fluxograma (no word) que criei:


CmapTools é uma ferramenta para fazer esquemas conceituais. O objetivo é apresentar graficamente conceitos teóricos. Esta ordem é realizada através de uma lista abrangente de recursos que permitem ligação visual de ideias de maneiras diferentes.

CmapTools tem um acesso à Internet a uma coleção enorme de trabalho que pode servir como um guia para o nosso projeto, ou apenas como uma base para modificar para começar a desenhar um mapa conceitual.

Converta os esquemas criados diretamente formato web é outra das contribuições realmente gratificantes CmapTools, pois facilita muito a publicação e divulgação das obras.

Aproveitem que o programa é gratuito e muito bom. Recomendo. Vai facilitar muito os seus estudos ou operações do dia-a-dia.
Um abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário