DataHora

domingo, junho 01, 2014

Aplicativo permite a leitura de livro em 90 minutos


Novas tecnologias que nos ajudam no dia-a-dia

Yahoo Finanças – sex, 7 de mar de 2014 14:40 BRT

Já imaginou se fosse possível ler um livro de 300 páginas em pouco mais de uma hora? O que transitava apenas no imaginário agora está prestes a virar realidade. E no seu Smartphone. A startup norte-americana Spritz, desenvolveu um método de leitura de uma palavra por vez, o que permite que um livro seja lido em até 90 minutos.

O método não é exatamente novo. Outros aplicativos já ofereciam propostas semelhantes de apresentação visual em série de uma palavra por vez para aumentar a velocidade de leitura. Mas o Spritz vai além.

O aplicativo é capaz de reconhecer o Ponto de Reconhecimento Óptico, ORP em inglês. Os desenvolvedores do software descobriram em qual trecho de uma palavra o olho humano a entende. Estes períodos são grifados em vermelho, se destacando do restante e impedindo distrações no raio de visão.

Ou seja, como para ler uma palavra o cérebro não precisa que os olhos foquem em todas as letras individualmente, basta bater o olho no ORP que o resto é identificado de maneira instantânea. O app será capaz de exibir entre 250 e 1000 palavras por minuto, de acordo com o usuário. Em uma leitura normal, uma pessoa registra no máximo 400 palavras no mesmo período. Para ver o mecanismo funcionando, clique aqui.

Segundo a empresa, o aplicativo virá instalado no Samsung Galaxy S5 e no relógio inteligente Galaxy Gear 2 e estará disponível, inicialmente, para ser usado na leitura de e-mails. Por enquanto, funcionará apenas nas línguas inglesa, holandesa, espanhola e alemã.

Fonte: Yahoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário